top of page
PROJETOS

A Associação Maria de Nazaré desenvolve vários projetos junto às crianças, adolescentes, famílias da comunidade de Samambaia, aos quais estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis - ODS estabelecido pela ONU até o ano de 2030. Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, a Associação Maria de Nazaré promove 07 conforme a seguir:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira abaixo os projetos desenvolvidos pela instituição:

ODS 1.png
PAZ JUSTIÇA.png
redução desigualdades.png
SEMEANDO O SABER (EDUCAÇÃO INFANTIL)

Através da parceria firmada com a Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal - SEEDF, a Associação Maria de Nazaré oferece Educação Infantil para 124 crianças de 02 a 05 anos, de ambos os sexos, juntamente com suas famílias, das 7h às 17h. A instituição tem como objetivo fornecer experiências significativas para o desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças, com a finalidade de prevenir violações de direitos e buscar a valorização e integração delas na vida familiar, social e educacional integral.

Além das atividades pedagógicas e lúdicas, este projeto oferece individualmente:

  • Cinco refeições diárias;

  • Material didático pedagógico;

  • Agenda escolar;

  • Uniforme escolar;

  • Kit de higiene pessoal;

  • Lençóis e toalhas;

  • Aplicação de flúor;

  • Massagem bioenergética;

  • Campanha Eu me Protejo (campanha contra abuso e violência sexual).

VALORIZANDO A VIDA

Desde o ano 2001, a Associação Maria de Nazaré tem oferecido serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 6 e 14 anos. Com um objetivo claro de formação da cidadania, desenvolvimento da sociabilidade e prevenção de riscos sociais, o programa atende atualmente 30 jovens em período vespertino, das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Este projeto é uma medida preventiva importante, pois visa à complementaridade de propósitos e ações entre família, escola e comunidade, promovendo uma abordagem holística para o desenvolvimento desses jovens.

As atividades desenvolvidas no projeto incluem acompanhamento escolar com ênfase em leitura, escrita e cálculo, oficinas sobre valores, saúde, cidadania, artesanato e educação ambiental, além de oficinas de informática e, quando há instrutores voluntários disponíveis, de música. Atividades físicas e jogos também são promovidos, além de assistência odontológica com aplicação de flúor, oftalmológica e alimentação saudável. Com essa gama de atividades, a Associação Maria de Nazaré contribui para formar indivíduos mais saudáveis e conscientes de seu papel na sociedade.

PROGRAMA SOCIAL DE APOIO E ORIENTAÇÃO ÀS FAMÍLIAS

O programa tem como objetivo apoiar e orientar 200 famílias de crianças e adolescentes matriculados na instituição, bem como a comunidade em geral, fortalecendo os vínculos familiares por meio de diversas atividades. Essas atividades incluem rodas de conversa, reuniões presenciais e virtuais para orientações, visitas domiciliares, orientação jurídica, palestras sobre temas relevantes como alimentação saudável, educação dos filhos, desenvolvimento integral da criança, prevenção ao abuso sexual infantil, violência doméstica e educação financeira, cursos de artesanato e empreendedorismo, realização da Feira Criativa mensal, promoção de eventos sociais, culturais e de saúde e atendimento primário para a preservação da saúde mental. Além disso, o programa distribui cestas básicas e materiais de higiene e limpeza às famílias em situações emergenciais.


         

PROGRAMA VIVENDO MELHOR

A Associação Maria de Nazaré, por meio de parcerias com a comunidade, oferece atividades voltadas para a promoção da saúde, bem-estar e prevenção. Cada profissional atua com objetivos claros para atender às necessidades dos participantes. Os grupos em funcionamento são:

• Alcoólicos Anônimos - Grupo Longa Vida: atendimento às segundas e sextas-feiras, das 20h às 22h;

• Ginástica nas Quadras (pilates, alongamento e ginástica): três turmas às segundas, quartas e sextas-feiras, nos horários de 14h00, 15h00 e 16h00;

• Biodança - Terapia Comunitária Integrativa

NOSSO TELEFONE

Whatsapp: +55 (61) 3357-7328

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 07h às 17h.

bottom of page